Luena, 16.Novembro – A província do Moxico vai contar em 2013 com uma comissão técnica para erradicar o analfabetismo na região, informou esta sexta-feira, no Luena, a secretária de Estado para o ensino geral e acção social, Ana Paula Inês.
Em declarações à imprensa, após dois dias de trabalho, disse que a comissão será encabeçada pelo governador provincial, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, e dela farão parte os administradores municipais e comunais, bem como os representantes da sociedade civil.
Em sua óptica, desta forma a implementação das políticas de alfabetização no país em geral será uma realidade, de forma a erradicar o analfabetismo, um mal para o desenvolvimento socioeconómico de qualquer sociedade.
Por outro lado, Ana Inês considerou de positivo o encontro que manteve com os parceiros sociais, por predisporem-se em conjugar os esforços e ajudar o Governo na revitalização do processo de alfabetização em toda a província do Moxico.
Para ela, o programa de alfabetização e aceleração escolar ajuda a afastar os jovens da delinquência, drogas e outros males e incorporarem-se no mundo do emprego, contribuindo para o desenvolvimento do país e na promoção e resgate dos valores cívicos e morais.
A responsável mostrou-se satisfeita com o empenho do sector da Educação na província na aplicação de vários planos estratégicos para desenvolver o ramo, apesar de debater-se com dificuldades de falta de material didáctico para algumas disciplinas.
Para contrapor a situação, informou que o Ministério da Educação está a criar condições para inverter o quadro em 2013, quer na disponibilização de material didáctico quer na formação e capacitação dos professores, para uma educação de qualidade.
Melhorar e pagar os subsídios em atraso dos colaboradores, alfabetizadores e professores são outras prioridades do Governo para este ano, garantiu a secretária de Estado.
O seu programa de trabalho reservou encontros com as autoridades ligadas à Educação, parceiros sociais e visita à rede escolar das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Notícia AngolaPress
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Estudantes querem transfo...
. CONVÍVIO DE EX-MILITARES ...
. GIRABOLA: Zeca Amaral con...
. Obras da estrada Luau-Caz...
. Girabola2018/19: Jogadore...
. Cantora e jornalista dist...
. Moxico: Presidente da UNI...
. Desenvolvimento do Moxico...
. Governador incentiva troc...
. Bombeiros do Moxico aperf...